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Investir em performance é a base para aprimorar resultados no digital

Em um mercado digital cada vez mais competitivo, investir em performance traz insights sobre o que funciona (ou não) na estratégia digital de cada empresa

Rodrigo Goldacker
Investir em performance é a base para aprimorar resultados no digital

O mercado digital já se consolidou como muito mais do que uma alternativa: ele é a principal vitrine para negócios. É o que disse em 2021 a Pesquisa de Maturidade do Marketing Digital e Vendas do Brasil ao constatar que 94% das empresas brasileiras investem no marketing digital como estratégia de crescimento. 

Ao mesmo tempo, 95% dessas empresas admitem que sua atuação na área não é ideal e precisa ser melhorada. E o que vai decidir quais delas se destacam e conquistam mais resultados nesse processo de constantes melhorias? 

Carolina Gotschalg, COO e sócia da PYXYS, é enfática ao responder: “Uma estratégia de performance bem elaborada e executada é o caminho para alcançar os resultados digitais de conversão esperados.

A maior parte dos negócios já começa no digital

Uma estratégia digital eficiente depende de várias etapas que, quando reunidas, constroem o resultado esperado – e cada empresa precisa entender exatamente qual é sua necessidade e caminho.

Pode envolver investimento em conteúdo relevante, por exemplo, para construir autoridade e uma comunidade sólida e engajada. Também uma landing page vendedora que convença de uma só vez, num discurso mais contido. E talvez os resultados venham até numa venda offline mais tarde, mas que começou com o reconhecimento da marca construído no digital.

É o que demonstra, por exemplo, a pesquisa do HubSpot ao dizer que 97% dos processos de compra são influenciados por pesquisas online, enquanto as vendas por e-commerce cresceram mais de 70% só em 2020.

O tempo de isolamento trouxe uma nova relação mais intensa para o digital e o que define o sucesso é tanto uma estratégia bem delineada, quanto análises para entender se o que foi planejado está trazendo os resultados esperados.

É por isso que as equipes envolvidas nessas estratégias podem contar com inúmeros profissionais, indo de especialistas em SEO e UX, até produtores de conteúdo, desenvolvedores de sites e aplicativos, redatores, programadores, equipes de redes sociais e especialistas em performance.

Com todos esses especialistas juntos, dá para construir estratégias em diferentes canais – e entender o que está dando mais ou menos certo, testando novas hipóteses para melhorar os resultados constantemente.

Head de SEO e Conteúdo Digital aqui da PYXYS, Willian Alves explica melhor: “Ações de performance são a chave mestre de qualquer estratégia no digital. Com elas, podemos abrir qualquer porta. Independente se for gerada através de mídia paga ou SEO, toda empresa precisa que suas campanhas tenham uma boa performance para que os resultados no digital sejam satisfatórios e rentáveis”.

O valor de descobrir a estratégia certa

Procurar sempre novos caminhos. Ficar de olho para aproveitar oportunidades únicas, seja com interesses sazonais da audiência, seja por algum evento específico. Analisar os resultados para encontrar caminhos que tragam ainda mais crescimento.

Essas ações de performance, que em teoria podem parecer simples, na verdade são constantes e complexas – e dependem de processos recorrentes de leitura e interpretação de dados, construção de novas hipóteses, tomada de decisões e novamente leitura de novos dados a partir dos resultados. 

Mas a questão é que esse trabalho todo traz resultados: como diz Marcelo Magalhães, nosso head de Business Development, é assim que “transformamos a absoluta incerteza na certeza de que resultados são sempre possíveis com dedicação, talento e métricas de resultado”.

Foi o que aconteceu, por exemplo, no projeto que a PYXYS fez em sua parceria com o Estadão para o portal E-Investidor. Nesse caso, as estratégias de growth estruturadas que foram aplicadas, aliando mídia e conteúdo, conseguiram emplacar o impressionante retorno de 494% de aumento em leads.

É Marcelo quem nos explica os desafios desse projeto: “A maior dificuldade do início do projeto foi exatamente o que nos fez querer embarcar nele: a absoluta incerteza se era possível atingir o objetivo. Não havia qualquer referência, histórico ou indicação de resultados anteriores para saber se seria possível alcançar o volume de leads.”

Scroll pelo portal E-Investidor: PYXYS partiçou do processo de performance que conquistou 494% de ganho em leads para o site.

E se a grandeza do número parece impressionante, é porque essa é a força que uma estratégia bem construída de performance pode trazer para os negócios. 

O mergulho no projeto gerou um mapeamento de dores, desejos e oportunidades em parceria com o time do Estadão, algo que logo depois foi transposto ao conteúdo. “Assim, transformamos dúvidas em guias de respostas e desejos em cases práticos de sucesso”, Marcelo conclui.

Em uma realidade de consumo marcada por tanta concorrência e demanda, quem sai na frente são as empresas que, como o E-Investidor fez, conseguem se destacar a partir de estratégias criativas e relevantes que podem ter seus retornos mensurados e melhorados cada vez mais. E é nesse ciclo que o valor da performance pode gerar crescimentos exponenciais quando o processo é feito do jeito certo.

E aí, ficou interessado?

Quer saber mais sobre performance, conteúdo relevante e estratégias e tendências que podem fazer a diferença para expandir seus negócios no digital? Então confira mais conteúdos como esse no blog da PYXYS.