Home - Diversidade & Inclusão - Transformar-se para Transformar: lições da primeira live aberta na PYXYS
Voltar para os posts

Transformar-se para Transformar: lições da primeira live aberta na PYXYS

A psicóloga Jacqueline Bezerra conversou com a nossa head de Gente & Cultura, Roseane Santos, sobre como construir espaços inclusivos.

Rodrigo Goldacker
Transformar-se para Transformar: lições da primeira live aberta na PYXYS

A PYXYS fez sua primeira live aberta pelo Instagram! Convidamos Jacqueline Bezerra, que é psicóloga, escritora, cadeirante e mãe para conversar sobre os desafios de construir espaços inclusivos para PCDs (pessoas com deficiência) no mercado de trabalho.

Nossa conversa foi super dinâmica, com perguntas feitas para quem estava assistindo e até mesmo um momento em que… O microfone da convidada falhou? Só que não de verdade: Jacqueline fingiu que o microfone tinha dado algum defeito, sendo que tinha colocado no mudo de propósito, para simular a experiência de ser alguém que não consegue ouvir e que precisa tentar captar outros indícios para compreender mensagens.

Jacqueline nos trouxe muitos ensinamentos importantes, incluindo sobre a evolução dos termos e sobre como é importante se abrir para o aprendizado sem medo de errar. No caso do termo PCDs, por exemplo, que só passou a ser utilizado muito recentemente, é natural que muitas pessoas ainda não conheçam o jeito correto de dizer.

Outra lição semelhante foi a respeito do capacitismo, ou seja, o preconceito para com pessoas com deficiência. A discussão sobre esse problema é muito nova também, ao ponto de fazer sentido perguntar até mesmo quantas pessoas já conhecem o capacitismo enquanto ideia.

Essas mudanças todas, tão recentes, acabam na verdade por demonstrar um cenário otimista: conversamos sobre como, mesmo com os desafios sempre presentes, a transformação do cenário e da conscientização estão tornando cada vez melhor a vida de PCDs, dentro e fora do mercado de trabalho.

E nesse sentido, tivemos dicas também sobre como tornar nossos ambientes mais inclusivos e abertos a falar sobre PCDs: longe do tabu de evitar o assunto, percebemos que é importante saber falar a respeito, inclusive para saber o que pode ser transformado –  seja em palavras e pensamentos, seja em adaptações para tornar o trabalho mais viável – quanto um PCD entra para nosso time e passa a trabalhar conosco.

Aqui na PYXYS, saímos dessa com muita coisa para pensar – e com uma baita “lição de casa” de refletir sobre e transformar nossas práticas cada vez mais.

Por enquanto, deixamos a satisfação pelo sucesso dessa nossa primeira live, que trouxe a certeza de que faremos outras, e deixamos algumas recomendações para quem se interessou pelo assunto:

Primeiro, a gravação da live na íntegra está disponível lá no nosso Instagram e a gente super recomenda a todo mundo que não pode estar presente que assista: é uma conversa que vale muito a pena.

Segundo, deixamos também o livro da Jacqueline, Transformar-se para Transformar, como recomendação: ele pode ser adquirido pelo site da escritora e é uma leitura que aprofunda muito mais a conversa sobre inclusão, PCDs e atitudes transformadoras que podem mudar nossa consciência e o mundo para melhor. 🙂
E se você quer saber mais sobre inclusão, diversidade, inovação ou tecnologia, pode também acompanhar os próximos conteúdos do nosso blog.