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Brand Persona: um novo produto para atender a uma nova realidade digital

Muito se fala em transformação digital, mas sua empresa está realmente preparada para o futuro? Conheça agora o Brand Persona, um projeto que nasce da parceria entre PYXYS e Ilustraria 3D para dar vida à comunicação das marcas.

Rodrigo Goldacker
Brand Persona: um novo produto para atender a uma nova realidade digital

Novos tempos exigem novas maneiras de se pensar na comunicação. A tendência de digitalizar marcas e empresas, com brand personas por exemplo, já estava em curso há anos, mas foi acentuada pelo período de isolamento social. Novos modelos de interatividade e presença nas redes sociais foram implementados e tornaram o processo de lidar com públicos mais próximo, humano e eficiente do que nunca.

Agora, com as novas oportunidades que se apresentarão com a chegada de tecnologias ainda mais imersivas, como o metaverso, uma nova etapa com ainda mais impacto desta mudança começa a aparecer.

Para empresas que querem se adaptar e vencer nesse novo momento, é a hora certa para investir em novos produtos digitais que preparem terreno para lidar com o que vem pela frente. E é esta a proposta que faz com que a PYXYS e a Ilustraria 3D tragam um novo produto, Brand Persona, aliando estratégia de comunicação, ilustração 3D, performance e conteúdo em um pacote único.

1. Brand personas: o que já existe e o que vem por aí?

Estamos investindo no primeiro produto que vende tudo que uma brand persona precisa dar certo em um pacote único, mas a ideia dos personagens virtuais em si existe há alguns anos e já tem alguns exemplos de sucesso na renovação da comunicação para grandes marcas, como nos casos da Magalu, da Magazine Luíza; Pinguim, do Ponto; o Baianinho, das Casas Bahias; entre outros.

Apesar de já estarem presentes nas redes sociais, gerando identificação, conversando com o público diariamente e dando mais vida para as marcas que representam, as brand personas podem ter um futuro ainda mais promissor nos espaços do metaverso.

Entre as novas oportunidades, está justamente a de criar campanhas únicas com uma imersão nunca antes experimentada. É só imaginar, por exemplo, que uma brand persona pode interagir diretamente com um usuário, como numa conversa frente a frente em um ambiente virtual interativo, apresentando produtos e respondendo perguntas, para pensar no potencial futuro dessa tecnologia.

2. Da estratégia à modelagem 3D de alta qualidade, poses prontas e esqueleto para animações

Para quem está menos habituado com o modelo, pensar em brand personas pode parecer só um processo de criação em design, mas não só esse processo de design é mais complicado quando pensamos em influenciadores virtuais, como na verdade tudo começa bem antes, numa etapa estratégica e de branding.

Uma brand persona, afinal de contas, é uma representação da marca e precisa simbolizar seus valores, comunicar-se com seu público, ter uma razão de existir. Isso passa pela definição do nome, da personalidade e de todas as características e interesses da personagem. Para uma brand persona funcionar, a personagem 3D em si precisa estar perfeitamente alinhada com toda a estratégia ao redor.

E depois de ter todo o conceito, nome, personalidade e a personagem 3D, existem também outras demandas técnicas: um esqueleto 3D para usar em animações futuras, pacotes de poses prontas para aplicar em artes, arquivos 3D em alta, skins para a personagem ter variação de roupas, quando necessário… Tudo isso precisa ser pensado, criado e organizado.

Atualmente, esses processos acontecem separadamente, muitas vezes feitos por empresas diferentes. E isso pode impactar negativamente o resultado, seja em qualidade ou em eficiência.

“Somos pioneiros em unir dois grandes serviços que precisam caminhar juntos: estratégia de performance e execução criativa digital. O avatar já nasce alinhado com o propósito da marca e garantia de resultados. Brand Persona não é só um avatar. É o jeito mais eficiente de guiar a presença digital de uma marca na nova realidade virtual”.

Cintia Santana, sócia da PYXYS Inteligência Digital.

3. Uma estratégia de Content, Growth e Performance Data-driven

Ter um bom conceito e uma personagem carismática que represente bem os valores da marca em sua personalidade, com uma ilustração 3D e todos os arquivos necessários para aplicar essa personagem no dia a dia… Tudo isso é só o começo.

O que dá vida de verdade para uma brand persona é um trabalho constante de produção de conteúdo, crescimento da base de público e análise da performance com os dados de cada campanha veiculada.

E esse é um trabalho que envolve desde a criação, para encontrar as conversar certas e se comunicar de jeitos divertidos, até os processos técnicos de entender as métricas dos resultados e aplicar mudanças para aprimorar a comunicação.

Sem isso, uma brand persona seria só um modelo 3D. É esse “roteiro” constante das interações, das conversas, das animações, que faz a diferença para que o público se conecte de verdade com a marca. E quando lembramos que todo o propósito de uma brand persona é justamente criar conexões com pessoas e comunicar de uma forma mais humana, entendemos o quanto priorizar a estratégia de comunicação é fundamental.

E é isso que o Brand Persona da PYXYS + Ilustraria 3D entrega como diferencial único: esse foco na “vida” da personagem da marca, algo que nenhuma outra empresa entrega até então no contexto brasileiro.

“Nossa metodologia é única porque sincroniza a concepção criativa do personagem 3D e a gestão de sua presença digital, já considerando o engajamento e a performance desses conteúdos nas redes sociais da marca. Nenhum estúdio ou agência no Brasil e no mundo entrega um combo tão completo de estratégia digital, competência artística e resultados concretos”.

Igor Alexandroff, sócio da Ilustraria 3D,

O que isso significa?

Além de modelar o personagem 3D, o projeto da Brand Persona também tem como base os dados e performance, pensando na eficiência da comunicação e nos resultados gerados através das ações.

Quer saber mais?

Sua Brand Persona está logo ali, esperando você. Entenda mais sobre esse modelo, as vantagens e o que podemos entregar e prepare sua empresa para uma nova realidade digital!