4 dados importantes sobre como a geração Z consome conteúdo
Descubra 4 dados sobre como a geração Z consome conteúdo e está engajada nas redes sociais e mais aberta para testar novas plataformas.
A forma como a geração Z consome conteúdo é diferente das gerações anteriores. Com o advento da tecnologia e a crescente influência das redes sociais, a geração Z está mais conectada do que nunca. Com isso, surgem novos hábitos e comportamentos que precisam ser considerados por empresas e profissionais que desejam alcançar e engajar essa audiência.
Para ajudar a entender essas mudanças, separamos quatro dados importantes, a partir de levantamento do Insider Intelligence, sobre como a geração Z consome conteúdo:
- Menor consumo de TV tradicional que qualquer outro grupo
Adultos dos EUA com idades entre 18 e 24 anos passam menos tempo assistindo TV tradicional do que qualquer outro grupo. Eles são o único grupo etário que já passa menos de uma hora por dia assistindo qualquer conteúdo televisivo e grande parte do tempo de televisão que ainda existe é gasto navegando na internet ao mesmo tempo.
Ao contrário das gerações anteriores, a geração Z tem um menor consumo de TV tradicional do que qualquer outro grupo. Isso se deve à maior disponibilidade de outras formas de entretenimento, como redes sociais, plataformas de streaming e jogos online.
- Mais tempo em redes sociais
Pessoas desta geração estão altamente engajadas nas redes sociais, com mais de 90% dos jovens entre 13 e 22 anos usando essas plataformas regularmente. Essa é uma mudança significativa em relação às gerações anteriores, que usavam as redes sociais de forma mais passiva.
Quase 9 em cada 10 adultos da Geração Z nos EUA passam mais de uma hora por dia nas mídias sociais, e quase metade passa mais de 3 horas com as plataformas. Os jovens da geração Z nos EUA vão gastar cerca de 1 hora e 15 minutos com as redes sociais a cada dia deste ano, tornando o adulto médio da Geração Z um heavy-user de redes sociais, especialmente quando comparado às gerações mais velhas.
- Abertura para testar novas plataformas
A geração Z está aberta para testar novas plataformas e tecnologias, especialmente aquelas que oferecem experiências únicas e interativas. Isso significa que as empresas precisam estar sempre inovando e oferecendo novas formas de conteúdo para atender a essa audiência.
Um quarto (25,7%) dos adultos da Geração Z dizem usar o YouTube mais do que qualquer outra plataforma social, seguido de perto pelo TikTok (25,0%) e pelo Instagram (20,0%).
A penetração também é alta nessas plataformas, com 86,0% dos adultos da Geração Z usando o YouTube e 73,9% usando o TikTok. A quantidade alta de usuários também acontece no Instagram (69,9%). Tudo isso parece demonstrar que a geração Z tende fortemente para plataformas em que pode criar e consumir conteúdo. Agora, o ganho de público no BeReal para Geração Z está acontecendo rapidamente, de maneira semelhante ao que aconteceu nos últimos anos com o TikTok.
- Disponibilidade para comprar em redes sociais
Os jovens desta geração estão mais propensos a fazer compras diretamente nas redes sociais do que as pessoas de gerações anteriores. Isso se deve à praticidade e facilidade oferecidas pelas plataformas, bem como à maior confiança na segurança das transações online.
É difícil superestimar a importância dos comportamentos de mídia social dos Gen Zers, especialmente à medida que envelhecem com mais poder de compra. Cerca de metade dos usuários da Geração Z e dos millennials dos EUA fazem compras diretamente nas redes sociais, em comparação com 38% da população geral.
Com essas mudanças de comportamento, as empresas precisam repensar suas estratégias de marketing e conteúdo. É importante ainda oferecer experiências únicas e interativas que atendam às expectativas da geração Z, além de estar presente nas redes sociais e outras plataformas que essa audiência frequenta. Além disso, é fundamental investir em maneiras práticas e online de vender para conquistar esse público. Para ser bem-sucedida, qualquer estratégia de conteúdo voltada para esses jovens precisa levar em conta formatos mais rápidos, como os vídeos curtos, presença multiplataforma e facilidade online de compra.
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