O melhor momento para enviar newsletters é… Domingo à tarde?
Uma pesquisa da Axios HQ revelou que os e-mails e newsletters enviados aos domingos têm a maior taxa de abertura. Saiba mais sobre esse resultado surpreendente e o que dados que contrariam o senso comum significam para estratégias de marketing.
Já se pegou pensando qual é o melhor dia para enviar newsletters para os seus assinantes? Se você é um profissional de marketing, publisher ou produtor de conteúdo, as newsletters são uma ótima forma de manter contato com o seu público, oferecendo conteúdo de valor, atualizações e novidades sobre o seu segmento e mercado. Mas como escolher o melhor dia para enviar newsletters? Quais são os fatores que influenciam essa escolha? Quais são as métricas que você deve acompanhar para avaliar o desempenho das suas newsletters? Normalmente, na falta de dados, costumamos responder a tudo isso criando narrativas que parecem fazer sentido. Mas quando pesquisas são feitas, os dados às vezes podem surpreender e ir contra os vieses iniciais.
Neste artigo, vamos aprofundar essa reflexão e mostrar como o resultado das métricas às vezes traz insights que vão contra o senso comum. Acompanhe!
Como escolher o melhor dia para enviar newsletters?
Um desenho sobre qualquer estratégia de conteúdo, incluindo nesse caso o formato de newsletters, costuma partir de alguns fatores a serem considerados, como:
- O perfil do seu público-alvo:
Qual é o seu comportamento, suas preferências, seus hábitos e suas rotinas? - O objetivo da sua newsletter:
Qual é a sua proposta, seu diferencial, sua mensagem e sua chamada para ação? - A concorrência do seu mercado:
Quais são as outras newsletters que disputam a atenção e a preferência do seu público-alvo? - As métricas do seu desempenho:
Quais são os indicadores que você usa para medir o sucesso da sua newsletter, como taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de conversão, etc.?
Esses fatores podem variar de acordo com o tipo, o formato e o conteúdo da sua newsletter, bem como com o nicho, o segmento e o tamanho do seu mercado. Por isso, não existe uma resposta única e definitiva para essa questão. O que existe são tendências gerais baseadas em pesquisas e estudos que podem servir como referência ou ponto de partida para a sua estratégia.
O que dizem as pesquisas sobre o melhor dia para enviar newsletters?
Várias pesquisas tentam identificar o melhor dia para enviar newsletters, mas os resultados nem sempre são consistentes ou conclusivos. Isso porque cada newsletter tem suas próprias características e particularidades, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra.
No entanto, algumas pesquisas apontam algumas tendências gerais, como:
- Os dias da semana tendem a ter melhores resultados do que os fins de semana, pois as pessoas estão mais conectadas e atentas aos seus e-mails.
- As terças e quintas-feiras costumam ser os dias mais populares e efetivos para enviar newsletters, pois as pessoas estão mais dispostas e engajadas no meio da semana.
- As manhãs costumam ter melhores resultados do que as tardes e as noites, pois as pessoas costumam checar seus e-mails logo cedo ou durante o café da manhã.
Essas tendências podem fazer sentido se pensarmos na lógica do comportamento dos usuários de e-mail. Mas será que elas se aplicam a todos os tipos de newsletter? Será que não existem exceções ou contradições? Será que não há espaço para inovação e experimentação?
E o que diz a pesquisa da Axios HQ sobre o domingo?
A pesquisa da Axios HQ é uma exceção que contraria o senso comum sobre o melhor dia para enviar newsletters. Ao analisar o desempenho de 8,7 milhões de entregas de e-mails enviados por meio de sua plataforma entre janeiro de 2022 e março de 2023, a pesquisa constatou que os e-mails corporativos enviados das 15h às 18h aos domingos tiveram a maior taxa média de abertura, que foi de 94%. A segunda maior também foi aos domingos, mas das 18h às 21h, com uma taxa de abertura de 86%.
Esses números são impressionantes, considerando que a média geral de abertura de e-mails corporativos é de cerca de 20% (segundo a HubSpot). Mas por que o domingo se mostrou um dia tão bom para enviar newsletters? Quais são as possíveis razões para esse resultado surpreendente?
Por que o domingo pode ser um bom dia para enviar e-mails?
A pesquisa sugere algumas possíveis razões para o sucesso do domingo como um bom dia para enviar newsletters, como:
- A menor competição na caixa de entrada do destinatário, já que poucas pessoas enviam e-mails aos domingos.
- A maior disponibilidade e atenção, já que muitas pessoas usam o domingo para se organizar e se preparar para a semana seguinte.
- A maior curiosidade e interesse, já que muitas pessoas buscam no domingo uma forma de entretenimento, informação e companhia.
Essas razões podem fazer sentido se pensarmos na lógica da psicologia dos usuários de e-mail. Mas será que elas se aplicam a todos os tipos de newsletter? Será que não existem riscos ou desafios? Será que há espaço para replicação e adaptação?
Quais são os cuidados ao enviar newsletters aos domingos?
Apesar dos resultados positivos da pesquisa da Axios HQ, enviar newsletters aos domingos também pode ter alguns riscos e desafios, como:
- A possibilidade de incomodar ou invadir a privacidade do destinatário da mensagem, já que muitas pessoas usam o domingo para descansar e relaxar.
- A necessidade de oferecer um conteúdo relevante e diferenciado do destinatário da mensagem, já que muitas pessoas recebem muitas newsletters durante a semana.
- A dificuldade de manter a frequência e a qualidade do envio da mensagem, já que muitas pessoas trabalham menos ou não trabalham aos domingos.
Esses riscos e desafios podem ser minimizados se você seguir algumas boas práticas, como:
- Segmentar bem a sua lista de contatos e enviar newsletters apenas para quem demonstrou interesse ou consentimento.
- Personalizar a sua mensagem e oferecer conteúdo de valor e adequado ao perfil e ao momento do destinatário.
- Testar diferentes horários e dias de envio e analisar os resultados obtidos com as suas métricas.
Então o melhor dia para enviar newsletters é… Domingo?
A resposta para essa pergunta é: depende. Depende do tipo, do formato e do conteúdo da sua newsletter. Depende do nicho, do segmento e do tamanho do seu mercado. Depende do perfil, das preferências e dos hábitos do seu público-alvo. Depende dos seus objetivos, das suas estratégias e das suas métricas.
O que a pesquisa da Axios HQ nos mostra é que o resultado das métricas às vezes traz insights que vão contra o senso comum. E levar esses dados em conta é importante, pois nos estimula a questionar as nossas certezas, a experimentar novas possibilidades e a inovar nas nossas soluções.
Portanto, não tenha medo de testar diferentes dias e horários para enviar as suas newsletters. E não se esqueça de acompanhar os resultados e tirar as suas próprias conclusões. Quem sabe você não descobre o seu próprio domingo?
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