5 dicas para fazer otimização de conteúdo evergreen
Quando uma pauta que já foi trabalhada volta com tudo, ou quando uma pauta evergreen nunca sai de moda, uma boa estratégia de SEO pode ser a “otimização” do conteúdo. Mas como fazer isso? Separamos algumas dicas para mostrar a melhor maneira de aproveitar o conteúdo evergreen já produzido em novas etapas da produção de […]
Quando uma pauta que já foi trabalhada volta com tudo, ou quando uma pauta evergreen nunca sai de moda, uma boa estratégia de SEO pode ser a “otimização” do conteúdo. Mas como fazer isso?
Separamos algumas dicas para mostrar a melhor maneira de aproveitar o conteúdo evergreen já produzido em novas etapas da produção de conteúdo.
O conteúdo de ontem pode ser o conteúdo de hoje
Quantas vezes você se dá ao trabalho de ir até a página 2 de um blog, ou de descer muitos meses no feed de redes sociais de alguém que segue? Reescrever conteúdos e atualizar links resolve esse problema, inclusive quando o mesmo perde relevância nas ferramentas de buscas, como é o caso do Google.
Provavelmente você já produziu um conteúdo para uma determinada palavra-chave, que teve um bom resultado nos primeiros meses, esteve bem posicionado nas buscas, mas depois perdeu relevância, certo?
Nesses momentos a atualização de conteúdo também é muito bem vinda!
Ao invés de manter o que já foi feito no passado esquecido e desatualizado, a otimização evergreen ajuda a manter os conteúdos relevantes, atualizados e, principalmente, gerando audiência para o seu site.
E como otimizar?
- Republicar ou atualizar links faz o conteúdo se tornar outra vez recente
- Mantenha uma produção constante de conteúdo evergreen que vá se manter relevante a longo prazo
- Vincule seu conteúdo relevante antigo em recomendações e links de conteúdos novos
Indicações relacionadas ao assunto e seções de “leia mais” ajudam a manter conteúdos antigos vivos. - Crie landing pages específicas para tratar de um assunto e dar destaque para conteúdos evergreen selecionados
Além de chamarem mais atenção, landing pages também podem ser importantes para melhorar os resultados nas buscas orgânicas de mecanismos de buscas. - Destaque seus melhores conteúdos evergreen em newsletters
A estratégia de newsletters permite que a curadoria de indicações envolvam conteúdos antigos e recentes, desde que relevantes ao tema, e abre uma janela para conversar com o público constantemente.
E quais as vantagens de otimizar conteúdo?
- Desafoga sua produção atual e reaproveita o trabalho já feito;
- Ajuda a posicionar melhor em pautas importantes, com mais entrega nos mecanismos de busca para alcançar mais pessoas