Como ajudamos a Novabrasil a construir uma estratégia digital para um evento offline
Nosso case de campanha de performance voltada a aquisições com a Novabrasil demonstra como eventos offline podem usar estratégias digitais.
O desafio
Nosso desafio era simples: gerar leads e fechar lotes de ingressos para o Festival Novabrasil de 2022, que aconteceu nos dias 15 e 16 de outubro. A Novabrasil, consolidada como uma das principais rádios brasileiras e referência em música popular brasileira, está transformando-se em uma verdadeira produtora de conteúdo para seu nicho – e o festival não poderia ser diferente, com uma estratégia digital que alcançasse as pessoas certas.
Para começar a estratégia, precisávamos:
- Considerar o público certo e qual é a base que a Novabrasil já possui
- Encontrar maneiras de divulgar o festival no ambiente digital em todos os canais e formatos que fizessem sentido para a campanha
- Acompanhar resultados e adaptar a estratégia conforme esses retornos, testando novas hipóteses a partir de novos anúncios criativos
- Ter sempre em vista a meta de novas aquisições para o Festival Novabrasil
A solução encontrada
Começamos a campanha com 17 materiais em veiculação, 11 deles sendo posts estáticos e os 6 restantes sendo posts de vídeos. Desde o começo, testamos duas estratégias: uma em que o conteúdo era mais geral, focando no line up total do festival, e outro em que o conteúdo aproveitava vídeos dos próprios artistas convidando o público para assisti-los.
Para mensurar os resultados, acompanhamos tanto as métricas de aquisições, impressões, engajamento, etc. da campanha, como também acompanhamos os resultados concretos na evolução da venda dos lotes de ingressos.
A partir disso, adaptamos a nossa estratégia, lançando uma segunda leva de materiais criativos na metade da campanha com mais 18 posts criativos (dessa vez, mais 12 estáticos e mais 6 vídeos) e fechando ainda com uma terceira leva de materiais próximo ao fim da campanha, dessa vez exclusivamente com 16 vídeos.
E quais foram os resultados?
Utilizamos 5 canais e impactamos 376 mil pessoas
Aproveitamos todos os caminhos para construir a campanha: Facebook, Instagram, TIkTok e Messenger.
- Fizemos 51 peças de divulgação para a campanha, mais da metade delas em vídeo, adaptando essas entregas de acordo com as estratégias da campanha
- Em um intervalo de um mês e meio, foram 233 ações de otimização, testes e consolidação de hipóteses, encontrando novos caminhos para a campanha performar melhor e conquistar mais aquisições.
E agora?
De acordo com Danilo Fuin, que é diretor-executivo da Novabrasil, a tendência de digitalização da marca está só começando. A ideia é que o formato digital transpasse as barreiras geográficas, construindo uma nova maneira de enxergar o ecossistema de conteúdo da Novabrasil. Como exemplo, Danilo menciona as lives que podem solucionar para a Novabrasil, com presença no país todo, a restrição de um evento que está acontecendo só em São Paulo.
Danilo também reforça a importância de parcerias estratégicas, especialmente na tecnologia, e menciona a PYXYS como um exemplo, ao dizer que “é importante ter parcerias que nos ajudam a crescer de fato e que agregam como negócio”.
No que depender de iniciativas digitais como a campanha de performance que emplacamos para o Festival Novabrasil, esse processo já está no caminho certo.
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