Premiado como melhor Mídia Especializada, Mobilidade do Estadão comprova a relevância de publishers no digital
Com mais de 3 milhões de leitores no digital, Mobilidade foi selecionado por júri especializado no Prêmio Aberje 2022.
As cidades mudam junto com a mentalidade. As comunicações certas sobre os temas de mobilidade, portanto, são importantes porque transformam tanto os espaços urbanos quanto a forma das pessoas se locomoverem.
É por essa linha que seguiu o comunicado oficial da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) que apresentou o caderno e o portal Estadão Mobilidade como Mídia do Ano na categoria Mídia Especializada.
Segundo comunicado oficial da associação, “o futuro de quem vive e se locomove nas cidades passa obrigatoriamente pela boa comunicação da mobilidade. De bicicletas, motos e carros, além de patinetes e monociclos, a cobertura sobre o tema ganha a relevância necessária com o aporte de grande valor do caderno Mobilidade, do Estadão. Notícias, podcasts, vídeos, webstories e guias entregam informação de qualidade, de forma acessível, no digital e no impresso”.
Além do Estadão, a lista dos indicados como Mídia do Ano contava com outras iniciativas transformadoras por grandes nomes da comunicação brasileira, como o Jornal Nacional, indicado para a categoria TV por sua série “Brasil em Constituição”, e o Hub de Conteúdo Braskem + The Economist, indicado na categoria de Produção de Conteúdo.
Dante Grecco, editor do portal e do caderno Mobilidade, conta sobre o início do projeto: “O portal surgiu em novembro de 2019 como um desdobramento natural do caderno Mobilidade, que por sua vez havia nascido em abril do mesmo ano. Atualmente, o caderno não vive sem o portal, tanto quanto o portal não vive sem o caderno. O portal tem sua importância e significado por amplificar e levar para muitas pessoas os conteúdos publicados no impresso, mas não só isso. Por meio da plataforma eletrônica, conseguimos oferecer também conteúdos diferenciados em webstories, vídeos, podcasts, entre outros formatos”.
A aposta nos novos formatos
A premiação consolida uma estratégia que o Estadão vem sendo pioneiro em construir: a de publishers com conteúdo direcionado, com uma intensa estratégia voltada ao digital e à produção de conteúdo relevante em diferentes formatos.
Não é por menos a ênfase dada pelo Prêmio Aberje à diversidade de formatos que o portal veicula: “para além dos textos, o Mobilidade entrega podcasts, vídeos, webstories e guias, com seções e ações direcionadas para temas específicos, presença em redes sociais e um forte trabalho estratégico de SEO”.
O Head de Conteúdo e SEO da PYXYS, Willian Alves, explica também sobre as estratégias que são aplicadas no portal: “O SEO contribui para o produto como um todo. Temos uma operação mais técnica, direcionada à ações pensando nas boas práticas de experiência do usuário. E também temos um direcionamento de conteúdo, em que mapeamos oportunidades relacionadas às buscas das pessoas e direcionamos a produção de conteúdos com os jornalistas em cima disso”.
A estratégia de um portal agregador
Apesar do Estadão já cobrir os temas de mobilidade disperso entre editorias de carros, pesados, economia e imóveis, a criação de uma vertical exclusiva para a mobilidade surgiu quando o tema começou a ganhar mais tração: carros por aplicativo, bikes e patinetes compartilhadas e o tema de mobilidade urbana eram demandas e interesses do público, mas ainda pouco explorados.
O insight de criar um portal exclusivo para estes assuntos, portanto, foi o primeiro diferencial já no processo de criação do portal. Camila Caringe, gestora de projetos do Estadão, reforça a ênfase dada ao conteúdo especializado e com profundidade nos seus temas: “O Estadão Mobilidade é um portal múltiplo, cujo tema da locomoção urbana é desdobrado em suas diversas facetas: carros individuais, formas de transporte coletivo, bicicletas e suas vias exclusivas e todos os debates que envolvem o direito de amplo acesso à cidade.”
Por ter surgido em um contexto sem concorrentes que trabalhassem com exclusividade os mesmos temas, a cobertura do Mobilidade tornou-se referência para o mercado e autoridade para o segmento.
Camila explica que o sucesso é resultado do encontro feliz entre a expertise tradicional do Estadão e novas possibilidades: “Desde o começo do projeto, boas práticas editoriais e de desenvolvimento do produto digital foram cuidadosamente acompanhadas, para garantir o encontro da tradição do Estadão com as possibilidades que o avanço das novas tecnologias permitem, em termos de apresentação de conteúdo.”
E o resultado? Hoje, a audiência de todos os portais de Mobilidade do Estadão atingem mais de 3 milhões de pessoas no digital, além de uma versão impressa que impacta 600 mil pessoas por edição. E surgiu a partir disso a oportunidades para construir também novos modelos de negócios, voltados para a produção de conteúdo com endosso. A parceria da PYXYS com o Estadão, tanto no Mobilidade quanto nos projetos de Jornal do Carro e Imóveis, são todas construídas a partir dessa mesma lógica.
Grecco reforça que a estratégia complementar entre digital e impresso é importante para aproveitar oportunidades que não seria possível aproveitar de outra forma: “O portal permite a criação de canais temáticos que ajudam as marcas a conversar com o público que pretendem atingir, estratégia que não seria possível aplicar da mesma maneira na versão impressa.”
Foi graças a essas oportunidades que o Mobilidade foi capaz de construir parcerias com marcas como CCR, Veloe, Porto Seguro, 99 e Dunlop, viabilizando uma presença digital com conteúdo aberto e sem paywall, mantida a partir do serviço prestado para o público, que recebe conteúdo qualificado em primeira mão, e do serviço prestado às marcas que podem investir nessa produção de conteúdo e receber endosso de uma autoridade no segmento que atuam.
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