Relevância, autoridade e parcerias: por que líderes investem em conteúdo no LinkedIn
Com a possibilidade de demonstrar domínio em sua área de atuação e fechar novos negócios, a presença dos líderes em redes sociais se tornou uma exigência do mercado?
Para líderes, a presença digital está se tornando cada vez mais uma necessidade, ao invés de apenas uma alternativa. E é praticamente unânime: segundo uma pesquisa da Brandfog, 93% do mercado acredita que a presença de CEOs em mídias sociais é importante para construir conexões com clientes, colaboradores e investidores.
A mesma pesquisa relatou ainda que 75% entende o engajamento nas mídia sociais como importante para que marcas sejam vistas como mais transparentes e confiáveis. É por esse novo cenário que a maioria dos CEOs na lista dos mais bem-sucedidos do mundo estão nas redes sociais.
Mas se essa presença digital é importante, onde e como ela pode acontecer? E quais são seus principais benefícios?
LinkedIn, a rede social dos negócios e líderes
O último levantamento realizado pelo próprio LinkedIn constatou que há mais de 740 milhões de usuários e 55 milhões de empresas cadastradas na plataforma. E se, como vimos, a presença em redes sociais é importante para construir confiança, uma pesquisa do Business Insider garante que o LinkedIn é visto como a rede social mais confiável de todas.
Então, não é muito difícil perceber como o LinkedIn se tornou a rede dos contatos profissionais por excelência – e é nossa co-fundadora e CGO, Cíntia Santana, quem nos explica um pouco mais sobre os motivos: “Negócios acontecem a partir das relações de confiança que podemos estabelecer. Nesse sentido, o LinkedIn é uma ferramenta muito potente porque é o lugar em que essas conexões podem ser expostas”.
Construir estas relações depende, entretanto, de mais do que só uma presença discreta: é com a produção de conteúdo relevante e constante que posicionamentos ficam demarcados e que marcas e líderes podem construir sua autoridade nos assuntos que interessam ao seu mercado.
Conteúdo relevante como endosso
Autoridade é uma espécie de “métrica invisível” das redes sociais: algo que todos buscam, mas que é difícil de construir porque depende de paciência, estratégia e conteúdo de qualidade.
Basicamente, podemos traduzir esta métrica como “a capacidade de ser entendido como alguém que sabe do que está falando”. E para ninguém esse posicionamento é mais importante do que para líderes que buscam fazer novos negócios. Ser autoridade no seu assunto é demonstrar seu domínio e sua capacidade de fazer com excelência – e no LinkedIn, é isso que diferencia quem é ou não capaz de construir parcerias e contatos significativos.
Segundo a pesquisa Social CEO, o mínimo necessário para a presença online de líderes é um post a cada 12 meses, com o ideal sendo uma presença muito mais constante: nesse caso, com uma voz estabelecida e, de preferência, com posts pelo menos a cada trimestre.
Para lideranças de setores como comunicação e tecnologia, essa frequência e atenção ao conteúdo devem ser ainda mais presentes porque servem para confirmar que a marca está se atualizando diante da velocidade de adaptação do seu mercado.
Cíntia também comenta sobre essa necessidade: “No LinkedIn, importa muito o endosso que recebemos de pessoas reais para nossas habilidades, trabalhos e competências”. E para que esse endosso seja construído organicamente, a presença digital de empresas e líderes precisa ser constante, ao ponto de fazer parte da rotina das pessoas – só assim interações vão se tornando um hábito e o engajamento se torna legítimo.
Aqui na PYXYS, percebemos essa necessidade da presença digital de líderes como uma demanda ainda pouco explorada. É por isso que construímos nossa solução Bússola Executiva, atualmente em fase inicial em parceria com o Distrito.me, para auxiliar líderes a construírem constância e relevância nos seus conteúdos digitais – e fecharem novos negócios a partir disso. Mais do que nunca, estar nas redes sociais é um investimento fundamental no futuro de qualquer negócio. De post em post, o que se constrói é uma transformação na imagem e na rede de contatos das empresas.
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