Como ajudamos o Estadão a aumentar o tráfego em seu portal de imóveis com Web Stories
Nosso case de Web Stories para o Estadão Imóveis é um ótimo exemplo sobre como explorar novos formatos para construir conteúdo relevante e conquistar mais audiência.
O desafio
Tínhamos um desafio claro dentro do Estadão Imóveis: buscar novos formatos e estratégias para aumentar o tráfego orgânico do portal. Sendo assim, pensamos nas possibilidades e encontramos o formato web stories como uma possível solução.
Essa solução de conteúdo chegou e, com ajuda das estratégias de SEO, poderia ser uma nova forma de gerar audiência orgânica para o portal.
Para começar a estratégia, precisávamos:
- Considerar estrategicamente quais conteúdos já presentes no portal seriam adaptados para o formato de web stories;
- Analisar constantemente os resultados para maximizar os resultados com ajustes sempre que possível;
- Observar quais pautas davam maior ou menor retorno e estruturar possibilidades futuras a partir disso;
- Observar quais formatos traziam melhores retornos e estruturar um padrão para os web stories futuros.
A solução encontrada
Estabelecemos um projeto de MVP em que dez web stories seriam produzidos. Para esta primeira entrega, testamos diferentes temas e formatos e passamos por análises diárias das ações, com modificações de acordo com as análises na busca por ganhos de impressões e cliques para cada conteúdo.
Para mensurar os resultados orgânicos da ação, mantivemos os web stories desvinculados do resto do portal de Imóveis, sem qualquer link em outra página que remetesse para a seção em que estes conteúdos estavam. Assim, tivemos a garantia de que todo o tráfego para a seção de web stories do portal fosse orgânico, gerado através do Google Discover.
E quais foram os resultados?
- Entre todos os conteúdos publicados no portal de imóveis durante o período, um dos nossos web stories foi o principal, superando matérias antigas e já bem posicionadas no orgânico, inclusive para palavras-chaves super relevantes do setor.
- Os web stories performaram muito bem e trouxeram ótimos números a partir de um tráfego 100% orgânico, como já tínhamos a ideia quando pensamos na estratégia.
- Dos dez web stories publicados, cinco deles performaram muito bem e conquistaram 33 mil cliques orgânicos e mais de 880 mil impressões.
- Os números deste cinco melhores web stories representaram sozinhos 23% de todo o tráfego ao portal do Estadão Imóveis em comparação com o mês de junho de 2022.
- Os resultados nos trouxeram aprendizados para próximas entregas, como quais são os assuntos que melhor performam, bem como quais os formatos e limites de caracteres que se alinham melhor às recomendações de boas práticas do Google. Com isso, as próximas entregas podem trazer resultados ainda melhores.
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