Qual o momento certo de embarcar numa “trend” nas redes sociais?
Giovanna Flügel, head de criação da PYXYS, analisa as tendências digitais para descobrir qual é o momento certo para marcas embarcarem em novidaes.
Toda semana, testemunhamos nas redes sociais uma nova “trend” de trilha de Reels ou Tiktok, um novo meme circulando, uma nova dancinha e até novas redes sociais. Coisas novas surgem de uma hora para a outra o tempo todo e o volume de conteúdo disponível é enorme. Acompanhar tudo isso quando se produz conteúdo é praticamente impossível.
Mas será que é necessário participar de todas as trends para se comunicar com o seu público?
Apesar do nome trend – ou tendência – muitas dessas manifestações em conteúdos são na verdade “ondas”, sendo muitas vezes de grande alcance, mas de curta duração. Logo elas passam. Existem outros tipos de manifestações de comportamento e consumo que podem representar movimentos duradouros, que podem guiar a escolha de qual direcionamento seguir.
Observar o mundo, o mercado, o próprio público e seu uso dos canais de comunicação é fundamental para se comunicar de maneira estratégica e não se perder na velocidade dos acontecimentos e mudanças. Com a quantidade de informação sendo produzida diariamente e novas trends surgindo a todo momento, é com muita pesquisa e observação que se escolhe o momento certo de participar da conversa.
Uma trend pode ser muito útil para conseguir bastante alcance, mas ela precisa fazer sentido com a marca. Se surgir uma rede social nova, o seu público ou público potencial estará lá? Esta dancinha comunica com as mesmas pessoas que a minha marca se comunica? O tema desta trend faz sentido com a mensagem central da marca?
No fim das contas, não é necessário estar em todos os canais nem participar de todas as conversas. A escolha estratégica unida à observação e pesquisa resulta em conversas muito mais ricas, eficientes e que geram resultado para a marca.